terça-feira, 9 de julho de 2013

Eu vivo no meu "mundinho"?


Esses dias minha mãe me perguntou se eu não canso de viver no meu mundinho, então eu perguntei pra ela: "Como assim, meu mundinho?" e ela respondeu tipo: "Ah, do computador para os livros e vice-versa!".
Agora, eis que eu me pergunto: nós, leitores, vivemos no nosso mundinho? Há controvérsias.

Se nós vivêssemos no próprio mundo de cada um, acho que teriam muitos mundos pra uma galáxia só. Então, eu acho que cada leitor vive um pouco em cada mundo. "Ah, vamos para Hogwarts hoje? Dar uma volta com o Harry, a Hermione e o Ron e dar uma passada na Dedosdemel pra comprar uns doces. Ou até podemos ir para o Acampamento Meio-Sangue! Treinar esgrima com o Percy ou participar de um Capture a Bandeira no time azul ou vermelho. O que acham? Ou talvez podemos também ir dar uma volta na Capital e fazer um tour pelos Distritos de Panem junto com a Katniss e o Peeta!"

Mesmo se nós vivêssemos nos nossos próprios mundinhos, não seria certo dizer que nós não saímos de lá. Nós vivemos em vários mundos ao mesmo tempo e isso é realmente bom. Fala sério, não é bom sair um pouco da realidade e ir pra outro lugar onde não é você o protagonista da história? Um lugar onde não é você que tem todas as responsabilidades e onde você não tem que tomar decisões difíceis? Onde você passa as decisões para o outro protagonista e mesmo se ele tomar a decisão errada, não irá afetar nada, exatamente nada, do seu mundo? (Bom, pode, sim, afetar você conforme o nível de envolvimento com a história. Podem haver lágrimas, risadas e gargalhadas. Mas nada para ficar, afinal, é só uma fase da depressão durante/pós livro).

Só que não são só os bookaholics que têm seus próprios mundos. Claro que não! Os viciados em séries (talvez se chamem serieholics?) também têm seus próprios mundos. Os Walkers (fãs da série The Walking Dead) gostariam que acontecesse um apocalipse zumbi. E se os fãs de Grey's Anatomy tivessem que passar por uma cirurgia, eles escolheriam alguém da equipe do Grey Sloan Memorial Hospital para realizar tal feito. E algumas Liars (fãs de Pretty Little Liars) até gostariam receber mensagens de alguém chamado -A, só para poderem entrar um pouco no mundo da série.

Oque eu estou tentando dizer é que não faz mal nós termos nossos próprios mundinhos. É bom. Sair um pouco do mundo real e ir pra outro mundo, onde não é você quem comanda a história e sim, o protagonista. E, se eu vivesse mesmo no meu próprio mundo, porque seria assim tão ruim fugir da realidade enquanto eu leio?

Nenhum comentário:

Postar um comentário