segunda-feira, 3 de junho de 2013

(Resenha do livro e filme) O Ladrão de Raios - Percy Jackson e Os Olimpianos, de Rick Riordan

O LADRÃO DE RAIOS
Intrínseca, 2008
Fox Home Entertainment, 2010
Direção: Chris Columbus
Duração: 119 min.
Primeiro volume da saga Percy Jackson e os olimpianos, O ladrão de raios esteve entre os primeiros lugares na lista das séries mais vendidas do The New York Times. O autor conjuga lendas da mitologia grega com aventuras no século XXI. Nelas, os deuses do Olimpo continuam vivos, ainda se apaixonam por mortais e geram filhos metade deuses, metade humanos, como os heróis da Grécia antiga. Marcados pelo destino, eles dificilmente passam da adolescência. Poucos conseguem descobrir sua identidade.
O garoto-problema Percy Jackson é um deles. Tem experiências estranhas em que deuses e monstros mitológicos parecem saltar das páginas dos livros direto para a sua vida. Pior que isso: algumas dessas criaturas estão bastante irritadas. Um artefato precioso foi roubado do Monte Olimpo e Percy é o principal suspeito. Para restaurar a paz, ele e seus amigos - jovens heróis modernos - terão de fazer mais do que capturar o verdadeiro ladrão: precisam elucidar uma traição mais ameaçadora que a fúria dos deuses.


Vai falar que você nunca ouviu falar de Zeus, ou Poseidon, ou até Hades? Bom, se você nunca ouviu falar deles, é porque não teve aula de história. Whatever. Esse livro fala sobre vários deuses e é bem capaz que você aprenda mais lendo o livro do que na própria aula de história.
Bom, Percy Jackson é um garoto que só dá problema. Pra cada escola que ele vai, ele consegue ser expulso. Até que ele chega numa escola e consegue se manter lá por um tempo, graças á ajuda do seu amigo Grover, que logo depois, Percy descobre ser um sátiro, ou seja, ele é metade humano e metade bode. Nessa mesma escola, tem senhor Brunner, professor de latim, que gosta muito do Percy e acredita que ele é melhor do que parece (e do que o próprio Percy acredita). 
O garoto-problema tem dislexia (dificuldade pra ler, escrever e soletrar) e déficit de atenção. É por isso que ele estuda na Academia Yancy, um internato particular em New York, que é exclusivo para crianças portadoras de problemas. Enfim, numa certa excursão que a escola faz para o Metropolitan Museum Of Art, a professora Dodds, professora de álgebra, que sempre odiou o Percy, se transforma num monstro e ele é obrigado a lutar com ela, usando a caneta que o senhor Brunner o deu, que surpreendentemente se transforma numa espada. 
Apartir daí Percy corre perigo e Grover o leva para o Acampamento Meio-Sangue, onde os filhos dos deuses do Olimpo residem. Logo quando chega ao acampamento, Percy descobre que o senhor Brunner não é o senhor Brunner, e sim Quíron, o diretor de atividades do Acampamento Meio-Sangue. Depois de uns dias morando no acampamento, Percy descobre que é filho de Poseidon, o deus do mar, e que está sendo acusado de ter roubado o raio-mestre de Zeus, o deus do céu. Então Percy, Annabeth (filha de Atena, deusa da sabedoria) e Grover são mandados em uma missão por Quíron (ou Brunner, como quiserem) para descobrir quem roubou e encontrar o raio-mestre de Zeus.


Só quero deixar claro que: o filme é uma grande decepção para os semi-deuses (fãs da saga) e é comprovado cientificamente que 100% da população mundial que leu o livro odiou o filme. É verdade. Só esquece o comprovado cientificamente. Mas o livro é muito bom e o filme é muito ruim. Sem comparações, por favor!

Confira o trailer de Percy Jackson e O Ladrão de Raios:


E mais uma coisa: o filme Percy Jackson e O Mar de Monstros (segundo livro da saga) vai ser lançado dia 16 de Agosto desse ano! E pelo que parece, vai ser bem mais parecido com o filme! Já podemos comemorar? 

Confira o trailer de Percy Jackson e O Mar de Monstros:


Daqui uns dias eu vou postar a resenha de O Mar de Monstros pra vocês lerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário