![]() |
AS VANTAGENS DE SER
INVISÍVEL
de Stephen Chbosky Direção:
Rocco, 1999
Paris Filmes, 2012
Gênero: Drama/Romance
|
Ao mesmo tempo engraçado e atordoante, o livro reúne as cartas de Charlie, um adolescente de quem pouco se sabe - a não ser pelo que ele conta ao amigo nessas correspondências -, que vive entre a apatia e o entusiasmo, tateando territórios inexplorados, encurralado entre o desejo de viver a própria vida e ao mesmo tempo fugir dela.
As dificuldades do ambiente escolar, muitas vezes ameaçador, as descobertas dos primeiros encontros amorosos, os dramas familiares, as festas alucinantes e a eterna vontade de se sentir "infinito" ao lado dos amigos são temas que enchem de alegria e angústia a cabeça do protagonista em fase de amadurecimento. Stephen Chbosky capta com emoção esse vaivém dos sentidos e dos sentimentos e constrói uma narrativa vigorosa costurada pelas cartas de Charlie endereçadas a um amigo que não se sabe se real ou imaginário.
Íntimas, hilariantes, às vezes devastadoras, as cartas mostram um jovem em confronto com a sua própria história presente e futura, ora como um personagem invisível à espreita por trás das cortinas, ora como o protagonista que tem que assumir seu papel no palco da vida. Um jovem que não se sabe quem é ou onde mora. Mas que poderia ser qualquer um, em qualquer lugar do mundo.
Charlie é um adolescente com uma vida muito monótona, que é muito observador e tem uma visão diferente do mundo. O livro é escrito por meio de cartas, que Charlie envia pra uma pessoa que nós não conhecemos (talvez ele conheça, mas não deixam isso claro no livro).
Charlie vai começar seu primeiro ano no ensino médio e isso o deixa meio apreensivo, pois não tem com quem conversar, já que não tem amigos (ele tinha um amigo, mas ele se suicidou e não deixou nenhuma carta dizendo o porquê, e isso deixa o Charlie triste). Mas o primeiro ano dele será bom, só que ele ainda não sabia disso.
É no colégio que ele conhece Bill, seu professor, que se torna seu amigo no primeiro dia de aula e empresta livros pra Charlie descobrir novos mundos dentro das páginas. Charlie conhece também Sam e Patrick que começam a chamá-lo pra festas e apresentá-lo á novas pessoas. A partir daí nós começamos a conhecer esse novo mundo que ele entrou.
Apesar de no começo do livro a leitura ser meio chata, quando eu comecei a me interessar mais pela história, eu quase devorei as páginas. Na verdade, eu lí esse livro ano passado e resolví - não sei porquê - fazer uma resenha dele hoje (é por isso que a resenha está meio vaga).
O livro teve sua adaptação cinematográfica lançada no ano passado (eu já assistí e o filme é ótimo!). O próprio autor do livro, Stephen Chbosky, é o diretor do filme. E no elenco, tem Logan Lerman (Charlie) de Percy Jackson e o Ladrão de Raios, Emma Watson (Sam) de Harry Potter e Ezra Miller (Patrick) de Precisamos Falar Sobre o Kevin.
Assista ao trailer do filme:
Pessoal, é isso. Amanhã eu vou fazer um vídeo com todos os livros que eu recebí de aniversário (foi dia 21!) e provavelmente semana que vem eu posto o vídeo aqui.
See ya!
Nenhum comentário:
Postar um comentário