domingo, 30 de setembro de 2012

(Resenha) Jogos Vorazes, de Suzanne Collins



Hoje eu estou aqui pra falar sobre um livro que eu sou totalmente suspeita pra falar. É sobre  'Jogos Vorazes', o primeiro livro da trilogia por Suzanne Collins da editora Rocco. Ele é seguido por 'Em Chamas' e 'A Esperança', e já fizeram até um filme sobre o primeiro livro, estão gravando o segundo que estará nas telonas em Novembro de 2013!

Sinopse:

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

A América do Norte que nós conhecemos não existe mais. No lugar dela existe Panem, um país formado pela Capital e pelos 12 distritos que fornecem tudo oque a Capital precisa. Todos os anos, para mostrarem 'quem está no poder', a Capital promove os Jogos Vorazes, que é uma batalha televisionada numa arena onde os tributos (2 de cada distrito, um menino e uma menina) lutam até a morte, até que haja somente um vencedor, e este terá tudo oque os cidadãos dos distritos querem: a glória eterna, ou seja, dinheiro.

Nossa protagonista é a Katniss Everdeen, uma garota de cara fechada, de personalidade forte e não é fácilmente abalável. Ela perdeu o pai na explosão de uma mina de carvão (que é a especialidade do Distrito 12) e desde então, ela é o chefe da família e luta para levar comida pra casa, onde mora com a mãe e a sua irmã, Prim, é muito amada pela Katniss e ela também a ama muito.

Ao lado de Gale, seu melhor amigo, a corajosa protagonista se aventura além dos limites da cidade para caçar, colher e, depois, revender tudo ilegalmente. Mas naquela manhã a rotina não seria a mesma…

Os cidadãos dos distritos se preparam para a colheita, onde sorteiam os nomes dos 'sortudos' que irão participar da 74º edição dos Jogos Vorazes. Katniss e Gale estão apreensivos porque seus nomes estão vezes demais na urna, mas a irmã de Katniss, Primrose Everdeen tem apenas um papel e a probabilidade dela ser escolhida é praticamente zero.

Mas como o livro não seria tão legal se tudo desse certo, alguma coisa tem que dar errado. Prim é escolhida e Katniss de voluntaria para ir aos Jogos no lugar da irmã. O segundo sorteado é Peeta, um filho de padeiros que esconde uma paixão pela protagonista. Dalí eles são encaminhados para o trem que os levará para Capital, onde começam os preparativos para irem pra arena. Entrevistas, treinos e testes acontecem enquanto eles estão hospedados na luxuosa Capital. Além do Desfile dos Tributos, que é onde os patrocinadores vêem os Tributos pela primeira vez. Cinna, o estilista da Katniss se encarrega de fazer com que ela não seja esquecida tão facilmente. E não será...



Só quando os 24 Tributos são levados á arena é que a coisa começa a finalmente ficar boa. Cheio de ação, momentos fofos, tensos e inesperados, e com muito suspense, Jogos Vorazes é o melhor romance distópico (o que é isso?) que eu já lí. Nossa protagonista, Katniss, passa por muita coisa na arena até que, no final... TCHAM!

Eu não conseguí desgrudar do livro até a última página. Você realmente fica querendo saber como tudo isso vai acabar. Jogos Vorazes é tido como um BBB muito bizarro, realmente, se fosse um BBB seria fora do normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário